terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pecado Mortal


"Ouço a ruína de todo espaço, de vidro quebrando e paredes que caem, e o tempo, uma lívida flama final." James Joyce




Lendo os Evangelhos encontro Jesus e Ele me faz refletir quando afirma: "...não podeis servir a Deus e a Mamon." Mateus 6.24.

Infelizmente a maior parte da humanidade incluindo os cristãos de todas as tradições estamos tropeçando feio neste imperativo. Amamos o Capital, deus tão adorado nesses tempos, podemos até negar com as palavras, com nossas conversas bonitas cheias de belos sofismas. Mas a verdade é que temos até teologia para justificar nossas práticas: Teologia da prosperidade.

Por que Jesus insiste com isso, por que? É mero ciúmes tolo? Não amigos. É que Jesus é lúcido, ele vê com clareza que o objetivo do Mercado, do Capital é apenas um: Lucro e mais lucro. E para isso ele escraviza, exclui e explora até a morte nossos irmãos, mas não se iluda engolirá nossos filhos e também a nós. Nossa morte e dos que mais amamos é o preço que pagamos pelo pecado que cometemos de amar o Capitalismo.

O remédio é um só: Arrependimento! Arrependei-vos pois é chegado o Reino de Deus, reino de solidariedade, Justiça social e amor prático.

Precisamos atender ao rogo do apóstolo Paulo: "...Não vos conformeis (não aceitem) com esse sistema opressor, mas transformai-vos, subvertendo a ordem e lançando-a em outra direção..." Romanos 12.1-2 Um mundo melhor para todos é possível! Essa é a vontade do Deus que Jesus nos ensina a amar!

Nenhum comentário: